Correio Popular Notícia




Acir cobra mais infraestrutura para agricultura

Data da notícia: 06/03/2013
Foto:

(Da Redação) As consideráveis perdas na exportação de produtos agrícolas em função de deficiências na infraestrutura de transporte foi tema apresentado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) no plenário do Senado Federal na última segunda-feira (4).
De acordo com o parlamentar, a safra recorde no país se vê prejudicada pela logística ineficiente, pela burocracia que impera no sistema portuário brasileiro, assim como pela insipiente malha ferroviária que cruza o país.
No ano em que o Brasil se transformou no primeiro produtor e exportador mundial de soja e de milho, ultrapassando os EUA, colhendo a maior safra de sua história, os custos de produção e a precariedade da infraestrutura para escoamento da safra impedem que o país possa competir com bons resultados no mercado internacional. ?As nossas rodovias estão em péssimas condições, assim como os portos, as hidrovias e ferrovias. Os navios graneleiros esperam de 20 a 30 dias para fazer o carregamento de soja nos portos do Sul. Isso representa prejuízo para todos?, afirmou o senador.

NÚMEROS - De acordo com o parlamentar, a agricultura apresentou uma retração de 2,3% em relação ao ano passado, em boa medida, por conta da crise que afetou diretamente os produtores de suínos e aves, e das perdas nas safras de Verão provocadas pela estiagem no início de 2012. Tal resultado teve repercussão na composição do PIB nacional, que apresentou crescimento de 0,9% em 2012, e se explica, em parte, pelos problemas que o senador apontou, relativos à logística.
Para minimizar essa situação, o senador Acir Gurgacz afirmou que é necessário investir em barateamento do custo de produção. ?Precisamos ampliar a desoneração de tributos, como tem feito a presidenta Dilma, assim com investir na qualificação de mão de obra e em infraestrutura de transporte. Este último item é uma reivindicação de todos os produtores brasileiros e também do agronegócio?, ressaltou o senador.

BR 364 - Acir cobrou o início imediato das obras de restauração da BR-364. ?A ordem de serviço foi emitida em agosto de 2012 e até agora a obra não foi iniciada. Assim como a restauração da BR-425, que liga Porto Velho a Guajará-Mirim; é preciso concluir a pavimentação das rodovias BR-429, com a construção das 15 pontes previstas, e reconstruir a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus?, citou. Além disso, o parlamentar lembrou da necessidade das pontes do Abunã e de Guajará-Mirim para viabilizar a ligação com os países andinos e a saída para o Pacífico. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1258 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.